quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

A primeira sessão de trabalho

A recolha e a pesquisa efectuada, apesar de ainda não ser muito extensa, permitiu reflectir sobre questões como...


Ensino por Projecto e Aprendizagem por Projecto

Através do Oficina de Projectos uma aluna encontrou o texto "Aprender por Projetos, Formar Educadores" de Pedro Ferreira de Andrade, e uma apresentação (ppt). Eis a frase mais motivadora da reflexão:

"Quando um professor elabora um projeto para ser executado pelos alunos este não pode ser considerado dos alunos, mas, sim, do professor...A aprendizagem por projetos deve ser uma oportunidade para que os alunos possam pensar e julgar por si, desenvolvendo o pensamento, a autonomia e a criatividade"

Esta afirmação levou-nos ao cruzar de informações com um outro texto, nomeadamente com a seguinte frase:

"Trabalhar partindo do cotidiano infantil é impossível dentro de uma concepção tradicional de educação, onde as respostas são dadas prontas, sem reflexão e sem ação, sem discussões e construção do conhecimento, já que nesse ensino "reina" a memorização de conteúdos, o fazer por fazer pedagógico, onde não se considera o/a aluno/a como um todo, fragmentando a vida da criança em dois momentos: dentro e fora da escola. Sem sentido a prática torna-se vazia de significados, sem o desejo de saber mais, de ir além do espaço da sala de aula. "

A troca de ideias reteve-se essencialmente nas diferentes dimensões de um projecto que seja do educador e um projecto que efectivamente seja dos alunos e do educador, que envolva as famílias e a comunidade. Para a próxima sessão espera-se o contributo de todos com testemunhos de práticas mais reflectidas...

Sem comentários: