terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Projecto "Os chineses" - Jardim de infância "O Colégio"

O nosso projecto começou a partir de um diálogo sobre a família, mais propriamente sobre o que as crianças fazem em família, de onde surgiram respostas muito variadas tais como, "vou às compras". Começámos então a perguntar quais os locais onde costumavam ir à compras, foi então que surgiu a loja dos chineses.
Sobre estes perguntámos se eram iguais a nós, se tinham os mesmos costumes que nós, por exemplo se sabiam como é que eles comem... Surgindo assim várias questões que queriamos saber, então precisávamos de pesquisar, para isso as crianças proposuram que se fosse à biblioteca, à internet, às lojas dos chinese e a lojas que não fossem chineses para se poderem comparar.
Decidimos que o projecto só se iria realizar da parte da manhã e combinámos ainda que se iria trabalhar em pequenos grupos para não se gerar muita confusão e assim a nossa pesquisa ser mais variada.
Toda a pesquisa foi registada em folhas, que depois foi transposta por nós (estagiárias) para um livro. Decidimos fazer um livro para mostrar aos pais o que aprendemos , surgiu ainda, por parte das crianças, a ideia de realizar uma peça de teatro que depois foi filmada, para assim poder mostrar aos seus familiares.
Ao longo das pesquisas fomos colocando em prática alguns dos costumes dos chinese, tais como, comer arroz chao-chao com pauzinhos (foi muito divertido), fizémos uma dança típica chinesa, a dança da chuva, comemos crepes (estavam maravilhosos) e ainda "aprendemos" a escrever os nossos nomes em chinês (foi um bocadinho complicado).
Este projecto além de nos proporcionar bastantes aprendizagens, deu-nos a possibilidade de estabelecer um contacto directo com os familiares das crianças, pois tivemos o privilégio de um dos pais nos ir ensinar a comer com os pauzinhos.
Foi um projecto longo mas que não se tornou cansativo para as crianças pois estas andavam muito entuasiamdas pois foi algo que desde o inicio lhes despertou interesse.
Da nossa parte podemos dizer que também aprendemos muito e adorámos a experiência. O próximo projecto já está agendado com as crianças, esperamos que corra tão bem como este.

Sem comentários: