sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Comunicação sobre "Projecto"




Projecto

“O projecto não é uma simples representação do futuro, do amanhã, do possível, de uma ideia, é o futuro a fazer, um amanha a concretizar, um possível a transformar em real, uma ideia a transformar em acto”.
Jean Marie Barbier























O que é o projecto?


Um projecto é um estudo aprofundado de um determinado tema que pode surgir por parte do educador ou por parte da criança.
O trabalho por Projecto realça a participação das crianças nos seus próprios estudos.
O tema a desenvolver num projecto deve ter em conta o quotidiano das crianças.
Com este estudo, as crianças vão enriquecer os seus conhecimentos.


Duração de um Projecto

O trabalho por Projecto pode durar dias ou mesmo semanas, tendo normalmente uma duração mais longa com crianças de faixa etária mais elevada.
A nossa primeira experiência de trabalho como projecto não correu como desejado. Nas próximas dinamizações iremos tentar de novo desenvolver um projecto, ocorrendo este apenas da parte da manhã.


Grupo de trabalho

Um trabalho por projecto pode ocorrer individualmente, em pares ou com todo o grupo.
Relativamente ao nosso trabalho por projecto estamos a pensar desenvolve-lo com todas as crianças mas este pode ocorrer apenas com algumas.


Objectivos da abordagem por projecto

- Incentivar as crianças a colocar questões, a resolver dificuldades e a aumentar os conhecimentos;

- Sentir o grupo como sendo uma comunidade;


- Melhorar a compreensão dos alunos relativamente ao mundo que a rodeia e fortalecer na criança a vontade de continuarem a aprender;

- O educador considere o seu trabalho como um desafio;


O papel do educador

No trabalho por projecto o educador tem as funções de:
- Orientador;
- Animador;
- Informador;
- Gerir conflitos difíceis;
- Acreditar nas capacidades das crianças;
- Não anular o caminho criador das crianças.



O que fazer para motivar as crianças para um projecto?

Para motivar as crianças para um projecto pode-se realizar visitas relacionadas com o tema; levar livros atractivos, pesquisa em vários sites infantis; visualização de vídeos, filmagens e fotografias.


O que fazer quando as crianças perdem o interesse num projecto?

Fornecer novas informações às crianças, despertando-lhes interesse para a continuação do projecto.
Realização de visita relacionada com as novas informações.



Realização dos Planos a Médio Prazo

Um PMP deve ter em conta:

- Identificação e ordenação dos conteúdos;

- Definição dos objectivos correspondentes aos conteúdos;

- Identificação dos conteúdos pré-requisitos necessários à aprendizagem a desenvolver e dos novos conceitos;

- Definição de estratégias para as diferentes etapas do projecto;

- Definição das estratégias a implementar mais adequadas à situação pedagógica e aos objectivos a atingir;

- Identificação dos materiais e dos recursos físicos e humanos existentes;

- Definição dos modos (técnicas) de avaliação;

- Distribuição das aulas pelos diferentes conteúdos;



Como realizar o PMP?

No PMP coloca-se várias hipóteses de realização nas dinamizações. Estas hipóteses podem ou não ser realizadas.
No PMP temos em conta os conteúdos/objectivos que pretendemos que sejam alcançados pelas crianças. Também temos em conta as estratégias para a realização do projecto.


Planos de actividades

Na realização dos planos de actividades temos em conta o inicio, desenvolvimento e finalização do projecto. Também temos em conta os recursos para a realização do projecto, tendo estes que despertar interesse nas crianças.
Na parte da manhã colocamos hipóteses de realização de um projecto, ou seja um percurso para a realização deste.

Temas para Projecto

Na nossa opinião nem todos os temas dão para a realização de um projecto. O nosso primeiro tema para projecto foi o “Natal”. Com este tema não foi possível a realização de um projecto, dado que as crianças tinham um conhecimento alargado acerca do mesmo e nada proporcionou a realização de um projecto.


Quando intervir para a realização do projecto

Sempre que surja por parte das crianças ou do educador algo que seja possível para a realização de um projecto. Nas nossas dinamizações poderia ter surgido um projecto com o tema das batas, dado que alguns pais das crianças utilizam bata e têm profissões diferentes.

1 comentário:

susana disse...

Gostei muito desta postagem, está muito elucidativa. Beijinho