quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Recursos sobre abordagem de projecto na educação pré-escolar



Os recursos são muito importantes para o trabalho de projecto! E como as nossas alunas estão a trabalhar por projecto sobre o trabalho de projecto andam "a pesquisar". Ficam aqui algumas pistas, que vão directinhas para a nossa barra de links, claro!

"Qualidade e Projecto na Educação Pré-Escolar"

Katz, Lilian, Bairrão, Joaquim, Lopes da Silva, Isabel, Vasconcelos, Teresa
Publicado e disponível no site do antigo Departamento da Educação Básica

"Esta publicação reúne os estudos desenvolvidos por diferentes autores, no âmbito da educação pré-escolar: Cinco perspectivas sobre qualidade; O que é a qualidade em educação pré-escolar?; Projectos em educação pré-escolar e projecto educativo de estabelecimento; Das perplexidades em torno de um hamster ao processo de pesquisa." Este último artigo é uma descrição, fundamentada, do trabalho de projecto que apoia a compreensão das dimensões em causa.

Envolvimento de crianças na realização de projectos: potencial para a aprendizagem

Um recurso bem próximo, disponível na Intervir.net: a apresentação em powerpoint utilizada na sessão de abertura do I Simpósio sobre Abordagem de Projecto organizado na nossa escola.

Early Childhood Research & Practice (ECRP)

O fabuloso, imprescindível ECRP! (masculino porque é um journal...) mas em português chamamos-lhe revista, bilingue, sobre educação pré-escolar, que nos delicia com várias descrições de projectos desenvolvidos em diferentes partes do mundo!

The project approach in early childhood and elementary education

Site mantido por Sylvia Chard (de Katz & Chard, o livro essencial...) com uma descrição da abordagem, sustentação teórica, exemplos e... tudo! Essencial, básico, espectacular.

Contém pistas muito práticas sobre diferentes momentos e decisões do trabalho desenvolvido com as crianças e de planificação e acompanhamento por parte dos educadores. Como decidir sobre um tópico? Como desenvolver o tópico em questões e sub-tópicos? Que critérios nos permitem identificar um bom tópico? Quais os momentos chave na vida de um projecto? Como intervir em cada um deles? ... percebem a relevância?

Clearinghouse on Early Education and Parenting (CEEP) - parte sobre abord. de projecto

A CEEP é parte da iniciativa Early Childhood and Parenting (ECAP) Collaborative da Universidade de Illinois emUrbana-Champaign. Esta zona do site é totalmente dedicada à abordagem de projecto, apresentando textos chave para a compreensão e implementação deste tipo de trabalho. Amplia questões relativas ao currículo a desenvolver na educação de infância, relaciona com Reggio Emilia, foca a importância da criatividade... Muito importante!

Uma questão essencial, focada por um texto de Lilian Katz, é o da documentação das aprendizagens das crianças. Bom texto, excelente tópico para reflectir! Este texto da Judy Harris Helm também apoia esse processo.

Issues in Early Childhood Education: Curriculum, Teacher Education, & Dissemination of Information

As actas do simpósio decorrido em 2000 reconhem diferentes contributos sobre trabalho desenvolvido com a abordagem de projecto e as questões que as suas autoras sempre fizeram questão de levantar: a criatividade, a competência social, a diversidade, a formação de professores, o currículo para crianças em idade pré-escolar... boas leituras, muita reflexão, muito conhecimento específico e pertinente.

O movimento da escola moderna na educação pré-escolar

Um conjunto de folhas informativas que resumem e sistematizam os aspectos mais centrais do modelo pedagógico do MEM, entre os quais se encontra o desenvolvimento de projectos pelas crianças. Embora resumido, ajuda a arrumar ideias e as fotografias ilustram aspectos importantes.

Nos trilhos da área-projecto

Elvira Leite e Milice Ribeiro dos Santos
Disponível na biblioteca digital do extinto IIE

Apresenta dois excertos do livro que apoiam a implementação do trabalho de projecto na área de projecto, no ensino básico. Por serem destinados a apoiar os professores, ajudam a preparar o trabalho a realizar nas diferentes etapas.


Sem comentários: