terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

O nosso primeiro voo para o Projecto...

Após a proposta de trabalho relativamente ao que é um projecto, chegamos a várias conclusões.

O que é um projecto?

O projecto, na nossa opinião, baseado na leitura de vários textos sobre este tema, é uma nova pedagogia educativa, que parte dos interesses e necessidades dos grupos em questão. As actividades partem daquilo que realmente chama a atenção da criança, tornando as actividades significativas. A consideração dos desejos e as curiosidades infantis, permite a abordagem às questões sócio-ambientais presentes no quotidiano das crianças, ampliando o universo de significações a partir da realidade que estão vivendo, articulando a escola com a vida. Esta metodologia considera a criança como um todo, possibilita um grande envolvimento na prática quotidiano e permite uma aprendizagem significativa pelas crianças.


Como surge um Projecto

O projecto pode surgir de brincadeiras, leitura de livros, eventos culturais, áreas temáticas ou de necessidades observadas.

Abordagem do Projecto

Na abordagem do projecto as crianças participam, entusiasmam-se, querem saber mais, questionam, planeiam, realizam e expõem pensamento.
A abordagem do projecto permite à criança criar e expressar-se, ampliar a sua visão do mundo, ampliar a rede de relações e torna-se mais autónoma.


O tema do projecto

O tema parte das necessidades/desejos do grupo (percebidos pela educadora). Todos os temas podem ser abordados (não existe limites/limitações para aprender);

Papel do educador

O educador é o mediador, viabilizando e organizando o trabalho através de observações, percebendo o que desperta o interesse das crianças.

Relativamente à nossa experiência podemos verificar uma progressiva evolução na direcção ao projecto. Antes na nossa metodologia as crianças não tinham a possibilidade de fazer escolhas, pois levávamos as actividades planeadas. E só ouvíamos e não escutávamos as informações transmitidas, pelas crianças.
A nossa metodologia de agora, garante uma maior liberdade na escolha de materiais, nomes, actividades e cores. As crianças tomam decisões e explicam o porquê das suas escolhas, participando de uma forma mais autónoma. Estamos mais atentas às informações que as crianças nos transmitem.
Futuramente, pretendemos implementar mais projectos, para que as crianças possam participar, despertando a curiosidade das mesmas, fazendo com que estas procurem a resposta para as suas dúvidas.

A nossa experiência com a metodologia projecto

Durante a nossa prática pedagógica surgiu uma dúvida que deu origem a um mini-projecto, mas que consideramos como o nosso primeiro voo para o Projecto. Este projecto titulou-se como “O Avião”.

Princípio

Este mini-projecto surgiu durante a leitura dos poemas de António Mota, onde uma criança apresentou uma dúvida relativamente ao significado da palavra “poisar”. Perante esta dúvida explicamos o significado da mesma, onde utilizamos como exemplo, o avião. Após a explicação e exemplificação surgiu novamente outra dúvida - “Quantas rodas tem o avião?”, onde foi respondida com muitas opiniões diferentes.
Então para esclarecermos esta dúvida, explicámos que para termos a certeza de quantas rodas tem o avião teríamos que pesquisar, através de livros existentes na biblioteca da sala.

Desenvolvimento

Durante a pesquisa nos livros descobrimos a evolução que os aviões sofreram desde que surgiram, bem como número de rodas que acompanhou essa mesma evolução.

Conclusão

Após esta pesquisa concluímos que a maioria dos aviões têm três rodas (duas atrás e uma à frente).
A informação foi organizada através do registo dos relatos das crianças (antes, durante e depois da pesquisa) e dos desenhos temáticos.
Elaborado por: Anabela Fonseca e Dione Soares

3 comentários:

susana disse...

bem...só hoje conheci este blog, e desde já digo que amei. Acho que está super completo. Parabéns pela informação. Nunca é demais recordar tudo o que se dá na Universidade, até porque a intenção é aplicar na prática pedagógica aquilo que se aprende ao longo do curso.

Tiago Nené disse...

http://bloguedasartes.blogspot.com/

juntem-se a esta sociedade de bloggers;)

cresçam connosco!

APRENDER disse...

Seu blog é demais!
Não deixe de dar uma passadinha no meu...muitas novidades para educadores...

www.aprenderecia.blogspot.com

bjs